quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Transporte coletivo é tema de estudo em cursos de Design

Atualmente o tema da mobilidade urbana vem ganhando espaço de discussão na imprensa. Até porque a proximidade da realização da Copa do Mundo no Brasil propicia o debate sobre este assunto. Recentemente, em artigo publicado no jornal Zero Hora, o prefeito de Porto Alegre José Forntunati ressaltou que "a mobilidade urbana é um dos temas que mais envolvem os cidadãos." E o principal objetivo da prefeitura, segundo o prefeito, é o aprimoramento do transporte coletivo.

E este assunto está tão em evidência que foi tema de dois trabalhos de conclusão de curso, neste úlitmo semestre, em duas faculdades de Design de Porto Alegre. As formandas Amanda Maia, da ESPM e Luíza Macedo, do Uniritter, escolheram como tema de seus projetos de graduação, respectivamente o "Design Informacional dos Transportes Públicos Coletivos de Porto Alegre" e o "Projeto de Redesenho dos Mapas de Orientação e Localização da Empresa Carris de Porto Alegre."

Estes dois projetos decisivamente colocam o Design como uma disciplina relevante e imprescindível no desenvolvimento de projetos que envolvem melhorias para a qualidade de vida dos cidadãos à medida que os considera como público-foco e maior parte interessada nos resultados práticos destas implementações. A importância destes trabalhos acadêmicos evidencia que além das questões técnicas de engenharia de tráfego, circulção, fluxo, número de linhas e tipos de veículos que envolvem o tema dos transportes coletivos, existe a necessidade de entender o problema também sob a ótica do Design. Ou seja, devem ser sempre considerados os fatores de percepção visual, ergonomia, antropologia, tecnologia, meios de produção e uma clara definição de códigos que sejam percebidos e entendidos perfeitamente pelos cidadãos usuários deste sistema de informação e transporte.

Enfim aí está a relevância do papel social do Design.