quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Comunicação Visual x Ambientes Urbanos

O debate sobre como podemos melhorar a paisagem urbana de uma cidade como Porto Alegre e, consequentemente, lidar de forma clara com o problema da poluição visual, faz a SCENO qualificar-se para entrar dentro desta discussão, que vem sendo tratada como prioridade no planejamento das cidades: a relação entre, comunicação visual x ambientes urbanos.

No último dia 15 de agosto, o designer da SCENO, Douglas D'Agostini defendeu sua dissertação de Mestrado procurando contribuir para essa questão através de conceitos do Design. Na apresentação de sua pesquisa concluiu que, princípios do design podem ser utilizados como medidores para o projeto de mobiliários urbanos quando inseridos em vias públicas, garantindo que esses elementos tenham um impacto visual minimizado na composição de uma paisagem urbana. O trabalho foi avaliado com conceito A pela
banca composta pelos professores, Dr. Marcos Brod Junior (UFSM), Dra. Raquel Rodrigues Lima (PUCRS) e Dra. Lígia Maria Sampaio de Medeiros (UNIRITTER), o que atesta a relevância deste tema para os estudos da paisagem urbana.

Trata-se de um importante passo na construção desse debate, que envolve um dos bens mais preciosos de uma cidade, como Porto Alegre, que está às vésperas de sediar jogos da Copa do Mundo.