sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Unisinos e Colégio Anchieta investem em novas edificações


Em setembro de 2010, a ASAV – Associação Antonio Vieira, entidade mantenedora do Colégio Anchieta e Unisinos, realizou um concurso, na modalidade concorrência fechada, para desenvolvimento de dois grandes projetos arquitetônicos que integram parte do processo de expansão da Rede Jesuíta na cidade de Porto Alegre.

Um novo prédio para o Ensino Superior será construído na Av. Nilo Peçanha esquina com Av. Luiz Manoel Gonzaga e uma nova Escola Infantil, hoje localizada nesta mesma esquina, está prevista para uma área mais interna e protegida do Colégio Anchieta. Este concurso contou com a participação de cinco escritórios de arquitetura que foram convidados a apresentar as suas propostas com base em critérios de inovação, eco-eficiência, conforto ambiental, organização e funcionalidade, entre outros.

A SCENO foi uma das empresas convidadas a participar deste processo que mereceu destaque pela sua organização e acima de tudo pela valorização por parte da Associação Antonio Vieira, dos profissionais envolvidos, a medida que houve acordo de remuneração para cada projeto apresentado. Especialista em projetos de Environmental Graphic Design, a SCENO formou um consórcio com um renomado escritório de arquitetura da Inglaterra, a LCE Architects, cujas sedes estão localizadas nas cidades de Brighton e Londres, com o objetivo de trazer conceitos arquitetônicos inovadores para Porto Alegre e para a Rede Jesuíta. A LCE Architects já vem desenvolvendo alguns projetos no Brasil e destaca-se pela ênfase na arquitetura eco-eficiente, com um portfólio extenso de edificações realizadas na África, Oriente Médio e Europa. Em 2011 deverá instalar-se no Brasil, com um primeiro escritório na cidade de Porto Alegre.

Na semana que antecedeu o Natal, dois vencedores foram anunciados, e infelizmente os projetos da SCENO e LCE não foram os escolhidos. Face ao alto nível dos profissionais que participaram deste processo, consideramos uma vitória mesmo assim, e aproveitamos para parabenizar as empresas vencedoras.

E para compartilhar com os leitores do blog a nossa experiência neste concurso, principalmente pelo envolvimento de 90 dias intensivos de trabalho da nossa equipe com os arquitetos e designers ingleses, resolvemos publicar algumas imagens dos projetos que apresentamos para o Prédio do Ensino Superior e da Escola Infantil, cujos resultados nos orgulharam bastante. Bom proveito!


Ensino Superior




Escola Infantil