sexta-feira, 11 de março de 2011

Sinalética com Tecnologia


No último dia 02 de março foi inaugurada a Nova Maternidade do Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre. Instituição que há 83 anos vem construindo uma reputação de eficiência e qualificação no atendimento médico-hospitalar no Brasil, o hospital inova mais uma vez, ao construir um novo espaço, totalmente acolhedor e de alta tecnologia para atendimento aos recém-nascidos, suas mamães e familiares.

A Maternidade, que mais parece um hotel, ocupa três andares do edifício localizado à Rua Tiradentes e conta com apartamentos e suítes com decoração exclusiva, salas especiais de parto e pré-parto, TVs de LCD e aparelhos Blu-ray, acesso Wi-Fi à internet, cardápio variado, café 24 horas e uma vista espetacular para o bosque do hospital e lago Guaíba.

A SCENO foi contratada com o desafio de repensar todo o conceito de sinalética do Hospital Moinhos de Vento, aplicando-o, inicialmente, na Nova Maternidade. O projeto, orientado pelos conceitos de clareza, simplicidade e objetividade, foi planejado e desenvolvido de modo a constituir-se num sistema de extrema eficiência para um ambiente hospitalar. A cor branca, que simboliza pureza, paz, conforto, alívio e assepsia foi utilizada em grandes planos, conferindo personalidade e identidade ao ambiente.

Um dos grandes diferenciais do trabalho foi justamente a especificação de telas de LED, instaladas junto às portas das suítes e apartamentos, interligadas por um sistema que disponibiliza informações permanentes e customizadas sobre a rotina do bebê, garantindo mais privacidade em momentos como o da amamentação, banho, descanso da família, restrições, advertências entre outras.

Além disso, toda a informação do sistema de sinalização é bilíngue, elaborada em português e inglês, como parte da estratégia do Hospital em habilitar-se como uma instituição mundial de turismo médico. Eventos internacionais como a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos em 2016, também estão na mira da Instituição.

Ao todo, foram 120 dias entre projeto e execução, um trabalho de equipe intensivo, que reuniu as equipes de enfermagem, engenharia, marketing, corpo médico e direção do Hospital, e que resultou em um espaço realmente diferenciado e inovador.






Fotos: Pedro Milanez